A dieta carnívora, têm se tornado cada vez mais popular nos últimos anos.
Trata-se uma dieta totalmente à base de alimentos derivados de animais, como carne de gado , aves, porco, javali, peixes, frutos do mar, viceras e etc, preparados de diversas formas.
Nesta dieta, podemos nos livrar dos problemas de saúde que que vêm surgindo em função de uma alimentação carregada de carboidratos, industrializados, processados e ingredientes inflamatórios.
Neste post farei uma introdução sobre a dieta carnívora.
O que é a dieta carnívora?
A dieta carnívora é baseada em uma regra simples; você só come alimentos e produtos de origem animal. Todo o resto é restrito.
Isso significa uma dieta sem frutas, sem vegetais, sem açúcares ou grãos, e limitando sua ingestão de laticínios e alimentos derivados do leite. É basicamente o oposto de uma dieta vegana.
Embora isso possa soar estranho de início, algumas pessoas teorizam que os alimentos vegetais não são necessários para viver. Na verdade, os carboidratos – que são abundantes nas plantas como grãos e raizes – são os únicos macronutrientes não essenciais.
Isso significa que gorduras e proteínas são necessárias para nosso corpo sobreviver, mas não precisamos de carboidratos da mesma maneira.
A dieta carnívora é uma espécie de evolução das dietas paleolítica e cetogênica. Isso decorre da crença contestada de que nossos ancestrais comiam principalmente carne e peixe, e as dietas ricas em carboidratos são o motivo pelo qual os americanos e outras sociedades ocidentais estão enfrentando taxas tão altas de inflamação crônica, obesidade, doenças autoimunes e problemas intestinais.
Resumindo, a dieta carnívora é uma evolução das cetogênica e paleolítica, que visa eliminar totalmente os carboidratos de seu plano alimentar, comendo exclusivamente alimentos de origem animal.
Dieta carnívora: benefícios
Embora a muitas pessoas questionem os benefícios da dieta carnívora seja muito questionada, não há dúvida de que muitos seguidores deste plano alimentar, têm experimentado transformações substanciais.
Entre os benefício da dieta carnívora temos:
Emagrecimento
Uma dieta rigorosa de carne pode ajudá-lo a perder peso mais rapidamente porque você está mudando sua principal fonte de energia de carboidratos para gorduras.
Quando em cetose, seu metabolismo pode usar a gordura corporal armazenada e alimentar como combustível. Isso significa que você pode queimar sua própria gordura corporal e usá-la como energia.
Além disso, gordura e proteína são muito saciastes. Você pode passar várias horas sem pensar em comida, e estudos também mostraram que se adaptar à gordura melhora os hormônios da fome, a grelina, regulando ainda mais o apetite, a leptina
Redução de inflamações
A inflamação pode ser exacerbada quando alimentos ricos em carboidratos são consumidos. Óleos vegetais, alimentos processados e até alguns nutrientes em plantas têm sido associados ao aumento das respostas inflamatórias no corpo.
Menos inflamações por meio de uma dieta carnívora pode resultar em menos dores. O colágeno extra de fontes de proteína também pode melhorar a saúde da sua cartilagem.
Aumento de testosterona
As gorduras saudáveis são responsáveis pela função hormonal ideal, incluindo a testosterona, e as dietas ricas em gorduras saudáveis demonstraram melhorar os níveis de testosterona dos seguidores desta alimentação.
Como a maioria das pessoas comerá mais gorduras e proteínas saudáveis na dieta carnívora, você poderá ver um aumento na massa muscular, força e energia. E se você é mulher, não se preocupe. O aumento da gordura regulará seus hormônios, incluindo a testosterona .
Clareza mental
Muitos carnívoros relataram maior foco, energia e clareza mental. Isso se deve à restrição de carboidratos, tornando-se adaptado à gordura e funcionando com cetonas (gorduras) para obter energia.
As cetonas têm propriedades neuroprotetoras e o cérebro prefere as gorduras para obter energia em relação aos carboidratos.
Saiba mais sobre os benefícios da dieta carnívora no vídeo abaixo
O que é permitido comer na dieta carnívora?
Abaixo uma lista de alimentos permitidos na dieta carnívora:
Carnes: sua principal fonte de energia deve vir de cortes gordurosos de carne, Gado preferencialmente alimentado com capim, como filés, carne moída, chuleta, bacon, costeletas de porco, por exemplo.
Como você está restringindo os carboidratos, as carnes com maior teor de gordura são preferidas para que seu corpo possa usar essas gorduras como fonte de energia.
Peixes: assim como a carne, procure o peixe mais gordo que puder comprar. Salmão, sardinha, truta são alguns dos peixes permitidos. Prefira peixes selvagens ao invés dos criados em cativeiro.
Ovos: também conhecidos como multivitamínicos da natureza, os ovos oferecem a proporção ideal de proteínas, gorduras e nutrientes essenciais para manter o seu corpo com o melhor desempenho na dieta carnívora.
Ossos: o caldo de osso é aprovado para carnívoros e é uma ótima fonte de proteína que ajuda na saúde do intestino, da pele e das articulações.
Laticínios com baixo teor de lactose: leite, manteiga de animais alimentados com capim e queijo envelhecido são tecnicamente permitidos, pois vêm de um animal, mas muitos carnívoros tentam manter a ingestão de laticínios no mínimo, pois uma grande porcentagem da população acaba desenvolvendo intolerância.
Banha, gordura e outras gorduras de origem animal: use banha, sebo e outras gorduras de origem animal para cozinhar seus alimentos em vez de óleo vegetal.
Temperos e condimentos: sal, pimenta, ervas (entre outros) são permitidos na dieta carnívora. Atenha-se a ingredientes simples que não contenham açúcar ou carboidratos.
Alimentos que devem ser evitados na dieta carnívora
Frutas: todas devem ser evitadas
Vegetais: todos, incluindo caldos de vegetais e quaisquer condimentos com vegetais.
Laticínios com alto teor de lactose: evite queijos cremosos e iogurte.
Açucares: Os açúcares geral estão fora! Inclusive os naturais, como frutose. O mel também esta fora pois apesar de ser de origem animal, trata-se de açúcar.
Aditivos: Alimentos processados que incluem nitratos, nitritos, conservantes, corantes e quaisquer outros aditivos normalmente encontrados em alimentos congelados e enlatados.
Carne de baixa qualidade: mesmo que a dieta carnívora seja baseada em carne, isso não significa carne de qualquer procedência. Para evitar a inflamação causada pelos grãos, prefira comer carnes “grass fed”, ou seja de animais alimentados com capim e criadas em pastagens, livres de hormônios e antibióticos.
Todos os grãos: Isso significa que não há arroz, nem feijão etc.
Pães, massas, farináceos em geral: nada de pão, macarrão, biscoitos, que são alimentos altamente inflamatórios.
Todas as nozes, sementes e leguminosas: nozes, sementes e leguminosas também não são permitidas. Isso inclui amêndoas, amendoins, ervilhas, sementes de linho, sementes de chia, etc.
Qualquer outra coisa que não seja carne de verdade! Inclusive as “carnes cultivadas em laboratório”e alternativas veganas à carne.
Dieta carnívora: dúvidas frequentes
A dieta carnívora funciona para atletas?
Sim. Embora muitos entusiastas do esporte afirmem que a glicose dos carboidratos é a melhor fonte de energia rápida e imediata para alimentar os treinos e a competição.
Na dieta carnívora, seu corpo passará por um processo chamado gliconeogênese, onde algumas proteínas são convertidas em glicose suficiente para certas funções do corpo.
É possível comer carnes processadas e embutidos?
Não. Produtos animais preferencialmente alimentados com capim devem ser a única fonte de alimento que você consome em uma dieta carnívoras.
Carnes processadas, ou que passam por algum processo industrial, devem ser evitadas. Geralmente contêm ingredientes nocivos, como nitratos artificiais, para aumentar seu prazo de validade, o que pode afetar negativamente sua saúde.
Existe algum tempo de adaptação para a dieta carnívora?
Se você for como a maioria das pessoas, tendo se alimentado carboidratos a vida toda, sim. Seu corpo precisará de um tempo para a adaptação.
Embora cada organismo tenhas suas particularidades, o período médio de adaptação à dieta carnívora é de um mês.
Qual a quantidade de carne que devo ingerir por dia na dieta carnívora?
A dieta carnívora não é uma dieta de contagem de calorias. É um regime que tem como objetivo a redução de alimentos inflamatórios e outros ingredientes que a nutrição moderna introduziu.
Você deve comer até ficar satisfeito ou até que sua meta de calorias (caso siga alguma) seja alcançada. Em última análise, depende de você e do seu bom senso.
Entrarei em cetose comendo carne?
Embora a cetose não seja o objetivo direto desta dieta com carnes, geralmente ela ocorre. Isso porque a dieta visa zero carboidratos, portanto, como consequência, seu corpo começará a priorizar a queima de gordura em relação a carboidratos e açúcares.
Consigo ganhar massa muscular na dieta carnívora?
É claro, obviamente sendo complementado com musculação. O aumento da ingestão de proteínas favorece o ganho de massa muscular.
Saiba mais sobre a dieta carnívora!
Você pode ver inúmeros vídeos sobre os benefícios desta dieta, bem como aprender mais sobre os efeitos de uma alimentação saudável para uma saúde blindada, inscrevendo-se no canal da nutricionista integrativa Fabiane Silvério clicando aqui!
Comentários não permitidos.