Sim ovos tem categoria você sabia? o ovo é um alimento mundialmente consumido, é considerado um dos alimentos mais completos na alimentação, sendo comparado um dos alimentos mais completos depois do leite materno. Um produto com alto valor biológico tendo em sua composição nutricional quando se trata de suprir necessidades humanas.
No Brasil, a produção de ovos vem crescendo significativamente. Com o crescimento da indústria surgiram novas formas de produção, ao mesmo tempo novos tipos de ovos, com maior qualidade nutricional para os consumidores.
Embora muitos acreditem que o ovo é prejudicial à saúde, devido ao alto colesterol, pesquisas recentes tem comprovado que pelo contrário, o ovo possui muito benefícios à saúde, se consumido da forma adequada, isso claro só favorece o comércio de ovos, que estava muito além da expectativa para os donos de granja.
Qualidade nutricional
O ovo considerado um dos alimentos mais completos para a saúde. Sendo que quase todos os nutrientes que o corpo necessita pode ser encontrado nele. Eles são ótimas fontes de:
- Proteínas de alta qualidade;
- Minerais;
- Vitaminas;
Pode ser até mesmo comparado a um polivitaminíco natural. Pois possui grandes quantidades de vitaminas, A, D, E e do complexo B. são uma importante fonte de colina e luteína, sendo considerado um alimento funcional.
O ovo é composto de proteínas e de alto valor biológico, ou seja, proteínas que são formadas por aminoácidos essenciais que o organismo não produz e por isso necessita ingerir por meio da alimentação. Além disso, em relação aos minerais, o ovo também tem:
- Ferro;
- Fósforo;
- Zinco;
- Potássio;
- Selênio;
- Manganês;
Benefícios à saúde
Por ter uma grande quantidade de proteínas, ovo ajuda nos processos de síntese e recuperação de tecido muscular, além da produção de hormônios e do transporte de ácidos graxos. O ovo é rico em aminoácidos essenciais. Inclusive o triptofano, que auxilia na melatonina que regula os padrões de sono.
A variedade de vitaminas faz com que o ovo seja um ótimo antioxidante, evitando o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças.
Com sua variedade de minerais, o ovo da energia para o corpo, ajuda na contração muscular, combate a anemia, auxilia na absorção de cálcio e ainda fortalece o sistema imunológico, reduzindo dessa forma, a incidência de doenças.
Como é a formação do ovo?
O processo se inicia no ovário da galinha, os óvulos são a gema do ovo e amadurecem no ovário, após esse momento o óvulo é liberado para infundibulo, que é a primeira de oviduto das galinhas.
No infundíbulo ocorre uma formação de membrana espessa chamada chalaza, que a função de proteger a gema e da origem a clara de ovo, e é nesse instante que ocorre a fecundação do ovo, caso a galinha tenha cruzado com o galo.
O ovo segue para o magno onde acontece a formação da clara, composta de albumina. Logo após ele passa pelo estmo e forma a membrana testácea que dá início na formação da casca de ovo.
Categoria para ovos: Tipos de ovos
Grande parte dos consumidores hoje em dia entendem como é o processo de produção dos ovos. Na atualidade os mercados apresentam diversas opções de ovos, que são classificados de acordo com a forma que são produzidos como por exemplo:
- Ovos industriais;
- Ovos orgânicos;
- Ovos enriquecidos;
- Ovos caipira;
Ovos industriais
Nada mais é que o ovo de galinha criado em sistema de produção convencional. As aves são alojadas em gaiolas e recebem uma alimentação balanceada, com ração a base de insumos como soja e milho.
Além disso é restrito o acesso de pessoas e animais que possam introduzir microrganismos patogênicos. As medidas de manejo sanitário, tais como uso de vacinas e frequente processos de higienização e desinfecção das instalações previnem os animais de adoecerem.
Ovos orgânicos
As galinhas são criadas livre de gaiolas e possui acesso ao ar livre, onde podem expressar seus comportamentos naturais. Esses animais recebem uma alimentação com alimentos orgânicos e não podem receber antibióticos ou promotores do crescimento. O bem-estar animal deve ser constantemente observado para este tipo de criação, devendo ser respeitadas as cinco liberdades do animal que são:
- Livre de desnutrição;
- Livre de doenças e injúrias;
- Livre para expressar o comportamento;
- Livre do medo e sofrimento;
- Livre para se movimentar;
Ovos enriquecidos
As aves recebem uma ração de vitamina E, selênio e ômega 3, produtos que enriquecem os ovos e consequentemente trará benefícios à saúde do consumidor. O enriquecimento dos ovos com aditivos, é uma prática bem comum no Brasil, e em países da américa do Norte, Ásia e Europa. Para isso basta adicionar aditivo na ração das poedeiras comerciais.
As poedeiras ingerem a ração, depositando essa quantidade extra de vitamina, e ou mineral, ou ácidos graxos nos ovos. Essa estratégia da nutrição animal é simples, eficaz, e não causa desconforto ou prejuízo a ave. Elas podem ser criadas em gaiolas ou fora de gaiolas, sendo atendidas todas as necessidades nutricionais.
Ovos caipira
Para serem consideradas caipira as galinhas devem ser alimentadas somente com dietas exclusivas de origem vegetal, sem farinhas de origem animal, deve ser criado em ambiente com uma instalação fechada, mas que possua também uma área de abertura com acesso a pastagem. Assim como na produção orgânica não podem receber medicamentos com antibióticos.
Classificação dos ovos
- Ovos tipo jumbo (66g por un);
- Ovos tipo extra (60 e 65 g por un);
- Ovos tipo grande (55 e 59g por un);
- Ovos tipo médio (50 e 54g por un);
- Ovos tipo pequeno (45 e 49g por un);
- Ovos tipo industrial (peso abaixo de 45g por un);
Categorias do ovo
Conforme algumas legislações o ovo é classificado em duas categorias:
- Tipo A: casca e cutícula de forma normal, lias, limpas, e intactas, gema visível sob a forma de sombra com contorno aparente se movendo rapidamente em caso de rotação de ovo, mas regressando à posição central, clara límpida e translúcida, consistente, sem manchas.
- Tipo B: apresentam pequenas quantidades de manchas sanguíneas na clara e na gema, se forem considerados inócuos, ou seja, que não se enquadram na categoria “A”, serem provenientes de avícolas que reprodução que não foram submetidos ao processo de incubação.
Alguns cuidados em casa
Atualmente os ovos são higienizados na indústria, logo após a lavagem recebe uma camada protetora de óleo que contém substâncias que conservam a sua qualidade.
O ovo deve ser mantido sempre refrigerado para manter sua qualidade. Outro cuidado importante sempre colocar o ovo no interior do refrigerador e não na porta. Evite deixar próximo de alimentos fortes, pode haver troca gasosa com a casca devido sua casca porosa.
O ovo deve ser lavado somente na hora do consumo, e não antes do armazenamento, pois sua película protetora natural chamada cutícula protege invasão de bactérias.
Identificando ovos velhos
O ovo velho pode reduzir seus componentes nutricionais e assim aumentar seu risco de contaminação pela perda de suas barreiras naturais, que evitam contaminação por microrganismos no ambiente.
- Ao agitá-lo não se deve ouvir barulho de líquido em seu interior;
- Se ao quebrar a clara se separar da gema significa que perdeu seu fresco;
- A gema não pode estar quebrada;
- Ao ser exposto a luz deve exibir uma pequena sombra;
- Não deve se separar da clara em um movimento giratório;
- Deve apresentar uma clara transparente, de consistência gelatinosa;
- Deve estar livre de qualquer substância de matéria estranha;
Por que existem ovos de duas gemas?
Os ovos de duas gemas acontecem quando a galinha tem o ciclo hormonal irregular. Isso ocorre principalmente as que estão botando ovo pela primeira vez, onde nesse ciclo irregular pode ocorrer uma ovulação múltipla.
Por que a cor da gema pode variar?
O valor nutricional do ovo não é influenciado pela cor da gema. Independentemente da cor a proteína e a gordura dos ovos são as mesmas. Mas as gemas mais escuras indicam a presença de xantofilas e ômega 3 na dieta das galinhas.
Ovos com sangue
Isso ocorre porque as vezes durante a formação do ovo pode haver rompimento de pequenos vasos sanguíneos com extravasamento de sangue para gema e posterior coagulação. É mais frequente acontecer em ovos de casca marrom. A presença desses coágulos não é prejudicial para a saúde humana.
Ovos de casca marrom são melhores que os brancos?
Não. A única diferença entre os dois está na linhagem das galinhas que os produzem.
Comer só a clara é mais saudável?
Não. A clara do ovo possui sim uma grande quantidade de proteína, porém é na gema que estão os principais minerais, vitaminas e outros nutrientes que são essenciais para o funcionamento adequado do organismo. O ovo é um alimento completo.
Posso guardar ovos na porta do refrigerador?
Não. A variação constante de temperatura pode afetar a capacidade de proteção da casca que o ovo promove.
O ovo aumenta o índice de colesterol?
Não. A quantidade de colesterol em qualquer alimento incluindo o ovo não tem impacto direto sobre o colesterol do sangue.
A cor da gema está relacionada com a alimentação das aves?
Sim. As quantidades de xavantinas e luteínas presentes na ração usada para alimentar o animal definirá a cor da gema.
Pode nascer pintinhos de todos os ovos?
Não. Isso acontece apenas com ovos que foram fecundados.
Comer ovos faz bem para o coração?
Sim. Os ovos estão relacionados ao aumento dos níveis de HDL.
Ovos e as dietas low carb, e carnívora
As proteínas são os principais blocos de construção do corpo humano. Elas são utilizadas para formar todos os tipos de tecidos e moléculas que serem tanto para fins estruturais quanto para funcionais.
Ingerir uma quantidade de proteína suficiente na dieta é muito importante, e pesquisas tem mostrado que as quantidades atualmente recomendadas podem ser muito baixas.
Bem, os ovos são uma excelente fonte de proteína, sendo que um único ovo grande contém cerca de 6 gramas desse macronutriente. O ovo também contém todos os aminoácidos essenciais nas proporções corretas, e é por isso que são uma das principais fontes de proteínas nas dietas low carb, e carnívora. Comer quantidade de proteína adequada pode ajudar na perda de peso, no aumento de massa muscular, na diminuição da pressão arterial na melhoria da saúde dos ossos.
Portanto quando você faz uma dieta low carb ou uma dieta carnívora você não sente tanta fome e seu apetite diminui, por que o ovo é incrivelmente saciante, afinal ele é um alimento rico em proteína, e é de longe o mais saciante dos macronutrientes.
Ovos tem uma pontuação alta em uma escala chamada índice de saciedade, que mede a capacidade de alimentos de induzir a sensação de apetite satisfeito, reduzindo a ingestão calórica subsequente ao longo de um dia.
Quando você come ovos no café da manhã ao invés de pãezinhos, você aumenta sua sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos calorias durante as próximas 36 horas.
Muita pesquisa tem mostrado que com uma dieta low carb ou uma dieta carnívora baseada em comida de verdade e incluindo o consumo de ovos no seu dia-a-dia pode causar uma significativa perda de peso.
Portanto…
Pesquisas tem comprovado que comer ovos durante o dia é perfeitamente seguro. Não há evidencias de que ingerir uma quantidade aumentada de ovos durante o dia seja prejudicial à saúde, e que não há uma quantidade limite para seu consumo diário.
Dessa forma espero que você se sinta tranquilo para encarar os ovos de uma maneira diferente, e se sinta mais livre para inseri-los em sua dieta. Os ovos são o alimento mais perfeito da natureza. E além disso, eles também são baratos, fáceis de preparar e são muito saborosos.