Nem todo mundo associa emagrecimento bons hábitos alimentares , diante disso nos deparamos com uma série de estratégias de dieta, sendo o jejum intermitente uma das mais saudáveis, trazendo ainda outros benefícios para a saúde.

Mas você sabe como esse método funciona? Para saber se ele funciona, você precisa entender melhor sobre as necessidades nutricionais do seu corpo ao longo do dia.

Certamente você já deve ter ficado em jejum algum momento da vida, seja para realizar exames ou por conta da correria do dia a dia.

No caso do jejum intermitente o objetivo é a perda de peso rápido e sem a necessidade de contar calorias, esse método consiste na intercalação de períodos de jejum com períodos de refeição.

E como ele funciona? O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura, e que com isso, haja a perda de massa gorda. O jejum intermitente pode ser aplicado de diversas maneiras.

Como o jejum intermitente é aplicado?

Jejum de 24 horas

Por um a dois dias não consecutivos por semana, você consome apenas água, café sem acúcar ou chá , e se alimenta apenas uma vez por dia, lembrando que para isso voce deve estar adaptado.

Jejum em dias alternados

Dia sim e dia não, consumir apenas água, café ou chá sem acúcar, seja em uma refeição ou distribuída ao longo do dia. Nas próximas 24 horas, você pode comer normalmente. Repetir o ciclo a cada dois dias.

Jejum protocolo 16:8 alimentação com restrição de tempo

Todos os dias, você jejua por 16 horas, bebendo nada além de água ou chá . Então, você se alimenta dentro de uma janela de 8 horas.

Nesse período a indicação de alguns protocolos é de que se coma proteínas, legumes, e se for o caso de manter o peso, tubérculos.

No entanto alguns protocolos não estabelecem os alimentos que devem ser consumidos ou evitados, por isso a presença de um nutricionista é tão importante para acompanhamento de dietas seja ela qual for, ele poderá orienta-lo diante das suas dúvidas.

Como quebrar o jejum?

Na quebra do jejum, ou seja, no início das janelas de alimentação, alguns alimentos dos alimentos indicados são: omelete ou ovo mexido, caldo de ossos ou de legumes, salada de legumes com queijo, abacate, peixe assado com legumes, sempre optando por alimentos saudáveis.

Jejum intermitente um aliado na perda de peso

O jejum intermitente tem como objetivo a perda de peso de forma saudável e funcional, pois ele drena seu corpo das reservas de glicose, e passa a queimar gordura, processo chamado de cetose.

Quando ocorre esse déficit de glicose no organismo, causada por períodos de jejum ou dietas restritas e pobres em carboidratos, o corpo passa a utilizar outra fonte de energia, no caso do jejum intermitente a gordura.

Com isso a insulina fica instável no organismo, diminuindo a sensação de fome e a compulsão por alimentos específicos. Ou seja, quando você entra em estado de cetose, você estará queimando gordura sem, necessariamente, estar se esforçando para tal, permitindo que o cérebro e corpo funcionem normalmente a todo vapor.

A curto e longo prazo o jejum intermitente influenciará no organismo de várias maneiras além da perda de peso como, estimulo na produção de novas células nervosas, reduz o risco de doenças neurodegenerativas, aumenta a habilidade das células nervosas em reparar o DNA.

Jejum intermitente e qualidade de vida

Todos vamos envelhecer, esse é um fato, mas o envelhecer pode ter significados diferentes para cada um de nós, e como vamos traçar essa jornada.

Retardar o envelhecimento é possível e vai muito além de procedimentos estéticos, praticas saudáveis e reeducação alimentar são as chaves para o sucesso dessa jornada.

Estudos mostram que esta estratégia alimentar pode proteger contra diversas doenças, inclusive câncer e diabetes. Ele também pode acelerar a autofagia em seus neurônios, que é o processo que nosso corpo elimina células danificadas e gera novas.

Assim, ao criar novas células, cria-se também uma resistência degenerativa, fazendo com que o jejum melhore a qualidade de vida e promova longevidade.

Como o jejum intermitente interfere no nosso organismo?

Nossa principal fonte de energia é a glicose, e ela é fundamental para o funcionamento dos órgãos vitais, quando fazemos jejum intermitente mobilizamos nossas reservas energéticas para manter os níveis de glicose no sangue.

A medida que essas reservas são utilizadas, nosso organismo busca outra forma de obter energia para o funcionamento, dessa forma ele busca fontes de gordura no tecido adiposo por exemplo.

Isso significa que voce terá facilidade em perder peso, eliminar gorduras vicerais como esteatose hepática por exemplo

Por isso se faz necessário o acompanhamento de um nutricionista quando o assunto é jejum intermitente e qualquer que seja a estratégia escolhida.

Vale a pena fazer jejum intermitente?

O jejum intermitente ajuda a melhorar a imunidade e favorece a desintoxicação do organismo, regula os níveis de colesterol e triglicerídeos, aumenta o metabolismo, previne a pressão alta e o diabetes, ajuda a emagrecer, previne a flacidez e previne o envelhecimento precoce. Durante o jejum também é possível se sentir mais alerta, ter melhoras de memória, apresentar mais disposição.

Podemos concluir, que o que acontece é a mudança do metabolismo energético, responsável por uma grande modificação e reparação nos processos do nosso organismo, somando ganhos para uma vida longa e com qualidade.

Jejum intermitente: contra-indicações

O jejum intermitente não é indicado em qualquer situação de doença principalmente anemia, pressão baixa ou insuficiência renal, da mesma forma o jejum intermitente não é indicado para crianças, pessoas com históricos de doenças nutricionais como bulimia e anorexia, mulheres gravidas ou amamentando.

No entanto mesmo se estiver saudável, é importante a realização de exames para avaliar a glicemia e como estão as condições do corpo para começar o jejum intermitente, o acompanhamento multidisciplinar entre médicos e nutricionista é indispensável.

Emagrecer de forma saudável

Caso queira emagrecer de forma saudável, aumentar sua imunidade e ter um estilo de vida mais leve, inscreva-se no canal Fabiane Silvério – Nutricionista Integrativa no Youtube, clicando aqui. Até a próxima!