Cetose é o nome dado ao processo de liberação de corpos cetônicos que acontece em decorrência da lipólise, ou seja, quando se está queimando gordura como combustível, o que pode ocorrer por períodos de jejum ou em dietas restritas e pobres em carboidratos. A cetose é uma super aliada quando o assunto é controlar o apetite e emagrecer.
O fígado converte os ácidos graxos dos alimentos e de sua gordura em cetonas, mantendo os níveis de glicose estáveis no sangue. Com isso, não há muita oscilação de insulina, responsável pela sensação de fome, falta de energia e compulsão por alimentos específicos.
A dieta cetogênica tem como objetivo o consumo principalmente de gorduras, proteínas e pouco carboidrato.
Cetose: um aliado no emagrecimento
A cetose auxilia no emagrecimento por que seu corpo não utilizará mais a glicose como fonte de energia, isso por que você restringiu o consumo de carboidratos e açúcares então seu corpo precisa procurar outra fonte de energia, e passa a fornecer energia para seu corpo a partir da queima de gordura. Sendo assim, é seguro dizer que a cetose é um estado metabólico poderoso, capaz de gerar toda a energia que nosso organismo precisa.
A dieta low carb e o jejum intermitente podem ser ótimas estratégias nutricionais para quem quer em entrar em cetose para emagrecer, além dessas dietas promoverem uma alimentação mais saudável e equilibrada, também são dietas que melhoram a adaptação à cetogênica.
Cetose: como queimar gordura do corpo
Cetose na dieta cetogênica
A dieta cetogênica tem como objetivo fazer com que o corpo utilize gordura proveniente de alimentos e do corpo como fonte de energia, dessa forma é rica em gordura, moderada em proteína e pobre em carboidratos, o que resulta em quebra de gordura gerando os corpos cetônicos, que são transportados para o cérebro e músculos.
Nessa dieta o consumo de carboidratos representa 10 a 15% das calorias diárias e consumo de alimentos ricos em gordura e proteína são aumentados.
Assim o nutricionista pode indicar alguns alimentos ricos em gordura e moderado em proteína que saciam a fome e agem de maneira eficiente no organismo, melhorando assim a adaptação a dieta cetogênica, alguns exemplos de alimentos são, nozes, abacate, peixes e caldo de ossos, e restringindo o consumo de alguns alimentos ricos em carboidratos e açúcares como frutas e grãos.
A dieta cetogênica é considerada restrita, por isso, deve ser assistida de perto por um nutricionista, para que a adaptação seja mais fácil. Nesse período de adaptação pode ocorrer diarreia ou constipação, mas esse período passa em alguns dias. A dieta low carb tem sido muito utilizada como estratégia nutricional na cetose, pois apresenta bons resultados e fácil adaptação.
Cetose: efeitos na saúde
Apesar da cetose ser um processo normal do corpo, necessita de um período de adaptação, é importante controlar a quantidade de corpos cetônicos no sangue, uma vez que concentrações muito elevadas. Por isso, o acompanhamento dessa dieta é muito importante.
Como consequência da restrição de carboidratos e açúcar na dieta, o corpo passa a queimar gordura auxiliando no processo de emagrecimento.
Além disso a cetose oferece energia suficiente para o cérebro para que ele possa desempenhar suas funções normalmente em períodos que o estoque de glicose é baixo, aumentando a produção de serotonina melhorando a capacidade de concentração e foco.
O aumento do consumo de gordura também beneficia a saúde do homem, pois melhora os níveis de testosterona aumentando assim a libido.
Como saber se estou em cetose?
Um dos sintomas mais característicos de que se está em cetose é o hálito, pois ele passa ater um cheiro semelhante à acetona, outros sintomas que também podem ser observados na pessoa que está em cetose é, hálito com sabor metálico, aumento da vontade de urinar, aumento da sede, diminuição da fome, dor de cabeça, náusea e fraqueza. Porém esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa, e desaparecem depois de alguns dias.
A confirmação da cetose pode ser feita através por meio da quantidade de corpos cetônicos presentes na urina e no sangue. A presença dos corpos cetônicos pode ser feita por exame de urina convencional, porém ele pode apresentar erro, pois vai depender muito da hidratação da pessoa. Já o exame de sangue confirma com clareza se a está ou não em cetose. Normalmente é considerado cetose valores acima de 0,5mmol/L.
Por que a dieta cetogênica ajuda a reduzir a inflamação do corpo?
A dieta cetogênica faz com que nosso corpo utilize da gordura como fonte principal de energia, ele passa a otimizar alguns processos, as cetonas passam a ser utilizadas de maneira mais efetiva desativando algumas vias inflamatórias.
O consumo de carboidratos e açúcares são diminuídos na dieta cetogênica, e como consequência a diminuição do peso. As células de gordura que são altamente inflamatórias também diminuem, reduzindo assim a inflamação corporal.
A cetose é indicada para todos?
Embora traga alguns benefícios para a saúde, ela não é indicada para todo grupo de pessoas. Recomenda-se consultar um nutricionista.
A dieta cetogênica não é recomendada para pessoas muito magras, não é benéfico baixar ainda mais os níveis de gordura dessa pessoa.
Talvez não seja indicada a dieta cetogênica, para pessoas em estado de estresse elevado, pois os hormônios do estresse iriam atrapalhar o processo de cetose no organismo, causando um estresse ainda maior.
Pessoas com doenças na tiroide devem consultar antes um médico para ver se é possível a dieta cetogênica, por isso, devem ser monitorados.
Diferente de quem tem cirrose hepática, que se beneficiará e muito com uma dieta baixa em carboidratos, mas neste caso também, o acompanhamento de um médico e um nutricionista, vai ajudar muito. Deve ser iniciada lentamente, acompanhando o estado geral de saúde desses pacientes, para que a adaptação seja mais fácil e saudável.
Comentários não permitidos.