Sabemos que fazer dieta não é fácil, habituar-se a uma vida saudável pode ser muito difícil para a maioria das pessoas, e torna-se mais difícil ainda para pessoas com diabetes, hipertensão e que precisam mudar seus hábitos alimentares.

Uma nutricionista integrativa não atende a doença como ponto principal e sim o sintoma para prescrição de plano alimentar, considerando a individualidade de cada paciente.

A nutricionista integrativa cuida das pessoas em todas as suas dimensões física, emocional, espiritual e social, resgatando a humanização do ato de comer contribuindo para a longevidade e conexão com a natureza.

O objetivo é apoiar o bem-estar geral, estimular o autoconhecimento, a conquista de objetivos e propósitos de vida.

A nutrição por si só já é integrativa, o alimento está intimamente ligado à terra, a comida nos liga ao meio natural.

Nutrição integrativa: Um olhar mais próximo entre profissional e paciente

Ter saúde vai muito além de estar sem doenças. É a partir dessa perspectiva que a nutrição integrativa se aproxima do paciente. A inexistência de sintomas está muito longe de significar que uma pessoa está saudável.

O olhar para o paciente avaliando sua condição nutricional também é observar e entender seus laços de relacionamento, sua relação afetiva com a comida, seu dia a dia, a pratica de exercícios físicos e seu olhar sobre seu próprio corpo.

Portanto o paciente é acolhido como um todo, em suas demandas nutricionais bem como em sua demanda por uma vida plena, equilibrando nutrientes, sentimentos e sensações.

Na nutrição integrativa, acredita-se que toda doença começa com um desequilíbrio e não precisamos esperar ficar doentes para iniciar um tratamento. A prevenção e o fortalecimento da imunidade são fundamentais.

Dentre outros sinais, nosso corpo pode se manifestar por meio de mecanismos de defesa como arroto, azia, má digestão e intestino preso.

A adoção dessas práticas integrativas melhoram:

  • Digestão dos alimentos;
  • Controle da saciedade;
  • Integração social;
  • Prazer alimentar;
  • Emagrecimento saudável;
  • Conhecimento de novos alimentos e nutrientes.

Na nutrição integrativa a ideia parte da perspectiva de que o ser humano é único, por isso o atendimento deve ser individualizado.

Então se embasa em análises comportamentais, além de exames físicos e bioquímicos, para traçar um plano alimentar personalizado adequado às necessidades de cada pessoa.

A incorporação de hábitos alimentares e comportamentais adequados à necessidade individual promove uma melhora da qualidade de vida completa a quem usa essa estratégia.

Se os problemas não forem corrigidos, os desequilíbrios tendem a aumentar, dando inicio a enfermidades .

Por isso buscar manter o equilíbrio constante é fundamental, e na nutrição integrativa o alimento vira a principal ferramenta para esse objetivo.

Nutrição integrativa: Objetivos e benefícios

Além do emagrecimento de uma forma natural, que é uma demanda muito comum ao público, o conceito traz diversos outros benefícios à saúde, como o aumento da energia vital, a desintoxicação e a busca pela melhor qualidade de vida possível por meio do equilíbrio.

O atendimento nutricional integrativo, se embasa em analises comportamentais, além de exames físicos e bioquímicos, para traçar uma estratégia nutricional e um plano alimentar personalizado que contemple as preferencias e necessidades do paciente.

Objetivos da nutrição integrativa:

  • Maior disposição física;
  • Rejuvenescimento celular;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Desintoxicação do organismo;
  • Melhora do humor;
  • Maior prazer com a alimentação;
  • Evitar o efeito sanfona.

A introdução de hábitos alimentares saudáveis adequando as necessidades individuais de cada paciente, promovem melhora na qualidade de vida e adequação do estado nutricional de uma forma prática e prazerosa, além de possibilitar a utilização de alimentos e seus nutrientes como um todo.

Se os problemas não forem corrigidos, os desequilíbrios tendem a aumentar, dando início a diversos problemas de saúde como hipertensão, resistência à insulina, esteatose hepática.

Nutrição integrativa e os alimentos funcionais

São alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.

Alguns exemplos:

  • Abacate – Rico em vitaminas E e C, potentes antioxidantes, promove a saúde dos dentes e gengivas e protege os tecidos do corpo dos radicais livres;
  • Alho e cebola – Muitos compostos desses alimentos exercem atividades que estimulam a função imunológica;
  • Chá verde – Tem ação antioxidante, que reduz o risco de câncer (particularmente o de estômago) e doenças cardíacas, impedindo a formação e desenvolvimento de tumores, e ajuda a diminuir a gordura abdominal;
  • Couve, brócolis e repolho – Previnem câncer e doenças cardiovasculares por sua ação antioxidante nas células. Ricos em fibras, ajudam no funcionamento do intestino;
  • Peixes do mar e não de cativeiro (ômega 3) – Reduzem o risco de doenças cardiovasculares e da maior parte das doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes etc.);
  • Pimenta – São boas fontes de antioxidantes podem atuar como anticoagulantes, prevenindo a formação de coágulos que causam ataques cardíacos ou derrames cerebrais;
  • Tomate, amora e goiaba – Protegem contra o câncer de próstata, doenças cardiovasculares e neutralizam os radicais livres.
  • Açafrão – para fazer molhos, poderoso anti-inflamatório tem ação antioxidante, antimicrobiana e antidepressivo, e além disso e capaz de melhorar as complicações gastrointestinais;

Nutrição integrativa: Atendimento humanizado

Ano após ano a nutrição vem inovando e trazendo diferencias para a saúde das pessoas, a nutrição integrativa tem sido vista como uma dessas inovações, pois acompanha o paciente como um todo e com um olhar mais humanizado, focando não somente na doença, mais sim na causa do sintoma, oque causa de verdade esta dor, a causa raiz , em suas reações , sentimentos e relação com a comida.

Integrativa significa integrar, ou melhor dizendo unir sendo assim, essa abordagem visa unir a nutrição aos principais pilares do ser humano, corpo, alma e mente.

Sabemos que nenhuma enfermidade é totalmente silenciosa, todas apresentam sintomas iniciais, os quais se bem analisados e tratados evitam de forma eficaz o surgimento da doença. E somente um atendimento focado na individualidade de cada paciente pode proporcionar esse resultado.

Talvez você já tenha ouvido falar em atendimento personalizado, mas poucas pessoas sabem o que realmente é. A individualização e torna-lo específico para você é uma das características desse atendimento, isso porque a nutrição integrativa prioriza muito o ser humano. Considerando sempre que a alimentação faz parte também de quem nós somos.

Entender que a alimentação, o que comemos ou não, tem muito impacto naquilo que somos e nos tornamos e por isso a nutrição integrativa vem revolucionando e ampliando ainda mais a forma de como lidamos com a alimentação.