A palavra suplementar significa “suprir o que está faltando”, a necessidade de cada nutriente é de acordo com o estilo de vida de cada um e por isso não pode ser uma fórmula única para todos os tipos de pessoa. E o que podemos suplementar e complementar?

São inúmeros os minerais, vitaminas e aminoácidos que podemos suplementar como a vitamina D, magnésio, vitamina C e E, zinco, metilfolato, vitamina K2 MK7, ômega 3, selênio, ferro, iodo, vitaminas do complexo B, glutamina, creatina e muito mais.

A suplementação é uma estratégia que ajuda otimizar o funcionamento do nosso organismo nos proporcionando benefícios no condicionamento físico e mental, melhora do humor e sensação de bem-estar, ganho de massa muscular, perda de gordura e longevidade.

Estudos comprovam que a maior parte da população possui uma alimentação desbalanceada, sendo rica em calorias vazias e pobre em nutrientes. Os nutrientes possuem ação antioxidante, que é responsável por defender o organismo contra os radicais livres, são cofatores para varias reações metabólicas.  

O que são suplementos alimentares e qual sua importância?

A definição sobre suplementos que esta no informativo da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição “ suplementos alimentares tem por finalidade complementar a alimentação de indivíduos saudáveis”. E as pessoas que não estão saudáveis? Com toda certeza estão deficientes de vitaminas e minerais, antes de mais nada.

A necessidade um único nutriente, pode descompensar todo sistema, e trazer desconfortos e sintomas parecidos com alguma doença especifica, e ser tratado com medicamento inadequado, levando a efeitos colaterais medicamentoso.

Suplementos são necessários para todos, já que cada indivíduo apresenta determinadas necessidades em suas fases de vida.

  • Infância: Os nutrientes como cálcio, zinco, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B, carboidratos complexos e não refinados e proteínas de origem animal, assumem papéis importantes para o crescimento.
  • Adolescência: Nutrientes como ferro, cálcio, vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A, selênio e iodo são os protagonistas.
  • Fase adulta: Os nutrientes mais importantes são, vitamina D, selênio, zinco, magnésio, ômega 3 e proteínas.
  • Idosos: No caso dos idosos, a suplementação é ainda mais importante, com o passar dos anos ocorrem muitas alterações fisiológicas, a perda de massa, função e força muscular, causada pela sarcopenia. Os nutrientes como vitamina D, cálcio, ferro, magnésio, vitamina B12 e proteínas são de grande importância.

Suplementos vitamínicos e minerais qual sua importância?

Suplementos vitamínicos comprados em farmácias e drogarias são insuficientes, contém muito doque não precisamos e pouco do que precisamos. Pensando em suporte para o organismo, é necessário uma consulta com seu medico ou nutricionista para uma prescrição especializada . Em especial, às diversas situações em que o corpo se ressente da disponibilidade desses nutrientes fundamentais para o seu funcionamento regular. Sua utilização é a maneira mais fácil de suprir as demandas do organismo em função das condições em que ele se encontra ou das atividades que a pessoa desenvolva.

Fortalecimento da imunidade do organismo

A capacidade do organismo de se defender de vírus, bactérias e fungos, é propiciada pelo sistema imune, que necessita de algumas vitaminas e minerais para que atue de forma correta.

Assim, em situações que a dieta não supre tais nutrientes ou quando o organismo não processa de maneira eficiente esses nutrientes, por exemplo pós bariátrico, a absorção dos nutrientes fica comprometida, solução mais efetiva é a suplementação. São exemplos de nutrientes essências para manutenção do sistema imunológico as vitaminas A, C, E, B9, assim como os minerais selênio e zinco principalmente.

Suporte para praticantes de atividades físicas

As vitaminas regulam o metabolismo e diversas funções orgânicas. Na verdade, são essenciais no mecanismo energético de gorduras, carboidratos e proteínas.

Por essa razão, em especial os praticantes de atividades físicas de alta intensidade demandam mais as vitaminas B1, B2 e B6 (vitaminas do complexo B), que são envolvidas diretamente com os processos de geração de energia para o corpo.

A suplementação se torna mais importante a partir do momento que a ingestão de frutas e legumes pelo atleta se torna deficiente.

Combate aos processos do envelhecimento

Os processos de envelhecimento do corpo não ocorrem apenas na apresentação visual, como nas condições da pele. Os tecidos musculares e as células do sistema imunológico também envelhecem.

A principal atividade capaz de atenuar esse andamento natural é a dos antioxidantes. Essas substâncias são capazes de anular a ação oxidativa dos radicais livres sobre as células e os tecidos do corpo. Além disso, reforçam as defesas do organismo e fortalecem os tecidos em geral.

Entre os principais antioxidantes que combatem os processos de envelhecimento estão as vitaminas A C e E, além do mineral selênio.

Suplementação e os benefícios em condições específicas

A diferença entre vitaminas e hormônios, esta na suplementação. As vitaminas e minerais são essenciais pois devemos adquirir através da dieta ou suplementação, diferentemente dos hormônios que nosso corpo produz independentemente da dieta. Poré

m em alguns casos de deficiência hormonal devesse repor.

A suplementação vitamínica, além dos benefícios antes apontados, também oferece sua ajuda em condições específicas como:

Nas dietas restritivas

A adoção de dietas com determinadas restrições, por razões terapêuticas, redução de estomago por exemplo ou com vistas a tratamentos estéticos, pode limitar o acesso a importantes nutrientes para o organismo. Nesses casos, sem afetar a dieta, os suplementos vitamínicos podem atender à demanda nutricional ofertando os elementos ausentes na alimentação escolhida.

Durante a gestação

A gestação é um período no qual o bebê em formação e a gestante podem ser atendidos nas suas necessidades nutricionais por meio da suplementação vitamínica. Em geral, são recomendadas as vitaminas A, C, D e as do complexo B, além de Metilfolato e omega3.

Alimentação, atividade física e suplementação

Aliar alimentação, atividades físicas e suplementação é a forma mais completa e eficaz de atingir as necessidades nutricionais do organismo e os resultados desejados. Essa combinação incrível traz diversos benefícios para o corpo, e deve ser prescrita por um profissional de saúde, como médicos, profissionais de educação física e nutricionistas.

Os suplementos nutricionais são usados para muitos fins, podem ser utilizados como um reforço alimentar em casos de desnutrição ou carência nutricional ofertando os nutrientes necessários para a manutenção da saúde, bem como fornecer suporte ao sistema imunológico e reduzir riscos de doenças e envelhecimento, como no caso de vitaminas e minerais antioxidantes. Também são utilizados para melhorar a performance mental como memória, concentração, disposição, diminuição de fadiga e claro, suporte aos praticantes de atividade física.

Através da suplementação conseguimos

  • Suprir carências nutricionais e complementar uma dieta alimentar insatisfatória, piorada pelo solo pobre em nutrientes e por possíveis deficiências de absorção pelo trato gastro intestinal do indivíduo;
  • Auxílio no equilíbrio e homeostase do organismo;
  • Promover o envelhecimento saudável e melhorar a qualidade de vida na terceira idade;
  • Melhorar o desempenho de algumas funções do organismo;
  • Repor energia e nutrientes que auxiliam na redução da perda de massa magra e de força muscular que acontecem no processo de envelhecimento;

Dificilmente haverá um indivíduo que não precise de nenhuma suplementação, pois nosso solo está cada vez mais pobre em nutrientes, a não ser que essa pessoa tenha uma nutrição extraordinária e com muita variedade, o que é extremamente difícil, por isso é tão necessária a suplementação de vitaminas e minerais, para que nosso organismo consiga desempenhar suas funções de maneira eficiente e para que tenhamos uma boa qualidade de vida.

Comentários não permitidos.